sábado, 17 de abril de 2010

Crônica / Stand UP - Nomes

Eu admiro muito a capacidade que os pesquisadores da universidade de Newcastle na Inglaterra tem para pesquisar coisas sem importância. A última pérola que eles publicaram essa semana: "Vacas dão mais leite quando ganham nome". Curioso, eu chamo a minha chefe pelo nome e nem por isso meu salário aumentou.

Tudo bem eu entendo que para o pecuarista é uma coisa ótima, pois as vacas chegam a produzir até 260 litros de leite a mais por ano, sendo chamadas apenas pelo nome. Eu gostaria de fazer mais sexo seria uma boa parar de colocar apelidinhos na minha namorada e chama-la pelo nome. Eu vou parar de chamar meu cachorro pelo nome pode ser que ele pare de mijar dentro de casa também.

Podemos ter certeza que isso não funciona em seres humanos, minha mãe vivia gritando comigo: "Vinícius arruma o seu armário". Até hoje eu não arrumei meu armário, eu tenho medo do que eu posso encontrar lá. Minha ex-namorada falava que gostava do meu nome porque achava gostoso falar ele inteiro quando estava zangada comigo: "VI-NÍ-CI-US". Sempre dizia que ajudava ela a se acalmar quando eu fazia alguma besteira, vai ver que é por isso que ela falava tanto o meu nome.

Meu nome é Vinícius Machado, mas ninguém me chama de Vinícius, todo mundo fala, "vi", ou "vini", eu tinha uma vizinha que me chamava de "nícius", se você tem um nome com mais de 6 letras, pode ter certeza ele vai passar por pelo menos uma amputação de sílabas, é batata. Eu li outro dia o significado do meu nome em um dicionário de nomes na internet, VINICIUS vem do latim VINICULAI que significa produtor de vinho, o que me deixou contente, pois me fez perceber o quanto a bebida está presente na minha vida.

Eu estou muito feliz com o meu nome, não quero mudar de jeito nenhum, mas tem gente que merece apanhar pelo nome que tem. Eu por exemplo gosto de nomes compostos, mas é uma coisa que você tem que tomar cuidado. Nomes como Ana Carolina, João Paulo, Antonio Carlos são nomes que ficam muito bons juntos, agora Emilly Rebeca, Miguel Lazaro, Yasmin Vitória, na moral, se eu tivesse um nome desses batia no cara do cartório.

Ao invés de registrar deviam impedir ou convencer as pessoas a escolher outros nomes. Pensa na situação, o pai chega ao cartório pra registrar a filha: "Com licença eu quero registra a minha filha que acabou de nascer", e o escrivão pergunta: "E qual é o nome da criança?", o pai responde: "Ilda Maria", então o bom senso do escrivão vem à tona: "O senhor tem certeza que quer chamar sua filha de Ilda Maria?", "É uma homenagem que eu to fazendo pra minha mãe Ilda e pra minha sogra Maria", e o escrivão apresenta a solução: "O senhor pode chamar a menina de Marilda, continua fazendo a homenagem e o nome fica muito mais bonito". Não fica bonito, mas fica menos feio.

Pobre tem uma criatividade não é? Só falta alguém na platéia falar que isso é descriminação, pode até ser, mas eu nunca vi uma brasileira rica se chamar Suzineide, ou um empresário bem sucedido se chamar Cleverson, só se for jogador de futebol.

Eu já conheci tudo quanto é tipo de pessoas com nomes esdrúxulos, já estudei com uma moça chamada Ruskalia, tenho uma amiga que se chama Janicelma, minha irmã trabalha com uma moça chamada Cleidionara, se eu tivesse um nome assim processava meus pais. Eu conheci um menino que se salvou de um destino nominal terrível, os pais deles iam batiza-lo de Octus, olha só que nome desgraçado, aí foram falar para avó dele e a velha não conseguia pronunciar o nome, ela tentou, tentou daí desistiu e falou... Lion, os pais mudaram de idéia e chamaram o moleque de Lion, por que a avó não conseguia falar Octus, convenhamos que Octus é bem pior, mas não sei se ia me acostumar com os meus amigos gritando pra mim o tempo todo: "Thunder, Thunder, Thunder Cats HOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário